novidades do miudo e da bebe

a pedido das famílias, aqui ficam as fotos e novidades do X-kid e baby Y

sexta-feira, 30 de março de 2012

Nome do dia: Karim

Nota: Atrasámos a divulgação do nome começado por K para dar oportunidade à mãe do gaiato de exibir o gingarelho que ela anda lançar por aí.

Nome do dia

Karim

Trata-se de um nome de origem árabe que significa “abundante”, “generoso”, “nobre”. Que o nome prenuncie isso mesmo, é o que nós queremos!

Muitos pensarão que não há nomes portugueses começados por K. Errado! Não há muitos, mas há alguns. Escolhemos Karim, porque é um belo nome, redondo, com um ‘a’ abertíssimo e terminando por um suave e decrescente “im”, que lhe dá um caráter muito alegre e jovial. Note-se que se trata de uma palavra aguda: o ‘a’ da primeira sílaba é aberto, mas a sílaba tónica é “rim” e não “ka”. Rima com patim, mas o ‘a’ é aberto, não esqueçamos, Sendo o ‘a’ aberto, não rima com “mudárim” (como na frase “eles mudárim de camisa”), precisamente porque Karim é uma palavra aguda, e não grave.

É verdade que Karim não figura na lista oficial, mas faz-se um requerimento ao Presidente do Instituto dos Registos e do Notariado. Se Karen, Kátia, Kelly, Kévim, e Kyara são aceites, era o que faltava que Karim não fosse!

Que Karim é um nome importante, que fica bem a qualquer gaiato de boas famílias, mostra-o o facto de ser o nome próprio do Aga Khan, o chefe espiritual dos muçulmanos ismaelitas, descendente direto do profeta Maomé, http://en.wikipedia.org/wiki/Aga_Khan_IV. Espiritual, mas não só, pois cada um dos seus 15 milhões de seguidores lhe faz uma doação anual, o que, tudo somado, atinge centenas de milhões de dólares. Mesmo sendo estupidamente rico, o Aga Khan é boa gente e é o promotor da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, uma organização séria com uma obra muito importante no combate à pobreza nos países menos desenvolvidos, http://www.akdn.org/. Não me admiraria que a mãe do gaiato gostasse de trabalhar para uma organização assim, quando se fartar de vender acessórios para gingarelhos.

Se o Aga Khan é descendente do profeta, quem sabe se o gaiato não o é também, pela via do avô materno, o qual, provindo de famílias algarvias, tem sangue mourisco nas veias. Mais uma razão para optarmos por este nome para o gaiato. Provavelmente, alguns dos seus ascendentes mais remotos também eram Karins. Como se dizia no tempo dos mouros: quem sai aos seus não é de Argel.

Descontando o Aga Khan, Karim é nome de desportista. O mais famoso Karim à escala mundial é o basquetebolista Kareem Abdul-Jabbar, que é, nada mais, nada menos, o jogador que mais pontos marcou na história da NBA. Na verdade, este Kareem nasceu Ferdinand, mas mudou de nome ao converter-se ao Islão. Aliás, quando nasceu pesava quase 6 quilos e media 57 centímetros. Esperemos que o nosso Karim não seja tão exagerado. No entanto, visto o palpite da mãe do gaiato de que ele chegará ao metro e noventa, auguramos-lhe uma bela carreira no basquetebol internacional, onde, não obstante ser talvez mais baixo, inevitavelmente ofuscará o seu homónimo do século passado.

 


De entre os desportistas em atividade, o Karim mais em foco é o Benzema, atualmente colega do Cristiano Ronaldo no Real Madrid,
http://fr.wikipedia.org/wiki/Karim_Benzema. Portanto, se o gaiato optar pelo futebol, em vez do basquetebol, também tem em quem se inspirar, e, quando for contratado pelo Real Madrid, daqui por 20 anos, a coincidência de nomes há de ser muito saudada. Estamos no bom caminho para isso, pois, de acordo com as informações que recebemos do Luxemburgo, o gaiato já anda a treinar livres diretos na barriga da mãe.

Beijinhos,

P.

Sem comentários:

Enviar um comentário