Basílio
Do grego “vasilios”, que significa “rei”, e que portanto se ajusta bem ao gaiato.
Na nossa cultura, o nome vem associado à ideia de primo, do célebre romance de Eça de Queirós, “O primo Basílio”, o que também é muito adequado, visto que logo que nasça o gaiato será primo do Duarte, da Joaninha e da Amélia. Claro que esperamos que não se comporte com as primas como o seu homónimo queirosiano.
Recordemos as primeiras linhas do romance:
Tinham dado onze horas no cuco da sala de jantar. Jorge fechou o volume de Luís Figuier que estivera folheando devagar, estirado na velha voltair de marroquim escuro, espreguiçou-se, bocejou e disse:
- Tu não te vais vestir, Luísa?
Para ler mais, podem contactar a mãe do gaiato, para pedir informações sobre a edição para kindle, http://www.amazon.com/Primo-
Noutras culturas, Basílio é nome de santo importante. Basta lembrar a fantástica basílica de São Basílio, na praça Vermelha, em Moscovo, que, se não é uma das maravilhas do mundo, bem podia ser:
Apesar da sua conotação aristocrática, associada à monarquia, é um nome bem popular. Basta pensar que em inglês, Basílio é Basil, e basil é nome da erva aromática entre nós conhecida por manjericão.
Em resumo: Basílio, um nome cheio de pergaminhos.
Beijinhos
Fico extasiada com tanta imaginação e criatividade...!mesmo...
ResponderEliminarwell done Avô P.!!