Nome do dia
Humberto
Humberto é um nome de homem humilde, honrado, honesto, harmonioso e habilmente bem-humorado. Não há muitos humanos habilitados com o nome Humberto, e hoje homenageamo-los, para que haja mais hipóteses de se tornar habitual, talvez mesmo hegemónico.
Note-se que Humberto respeita todas as regras formais. O único drawback é que em algumas línguas perde o silencioso agá inicial, o que pode prejudicar o seu reconhecimento internacional, e ser mesmo um embaraço, se o gaiato for fazer o Erasmus para Itália, seguindo as sábias pisadas da tia Catarina e da tia Rita.
A palavra Humberto é claramente composta por dois elementos: “hum” que significa “gigante” e “berto” que significa “brilho” ou “brilhante”. Portanto Humberto é ou um gigante brilhante ou um brilho gigantesco. Qualquer uma destas interpretações ficará bem ao gaiato, com certeza, recordando a previsão da mãe de que ele chegará ao metro e noventa.
Em Portugal, o Humberto mais popular é o Humberto Madeira, saudoso ator cómico de quando eu era rapaz novo. Nessa altura havia o Raul Solnado e o Humberto Madeira. Este último deixou-nos cedo demais, infelizmente, mas era muito engraçado.
Vejam também estas pérolas, que explicam muita coisa acerca de nós próprios: http://www.youtube.com/watch?
http://www.youtube.com/watch?
Que o Humberto Madeira era muito popular prova-o a existência de um beco que tem o seu nome, em São João da Talha, concelho de Loures, http://codigopostal.
A nível mundial distingue-se o Umberto Eco, autor de “O nome da rosa” e de muitos outros romances deliciosos: “o pêndulo de Foucault”, “Baudolino”, por exemplo. O seu último romance “O cemitério de Praga”, está disponível em edição kindle, em italiano,http://www.amazon.com/
http://www.fnac.pt/O-
A Itália é a terra dos Umbertos, sem agá. O último rei foi Umberto II, que só reinou 34 dias e depois foi morar para Cascais, para que não o chateassem. Deve-se-lhe em grande parte a popularidade dos gelados Santini, dos quais era grande fã. Sabendo nós quão dependente desses ótimos gelados a avó materna do gaiato é, e, temo, o gaiato será também, porque quem sai aos seus não é de Genebra, batizá-lo de Humberto é o mínimo que podemos fazer, como penhor do nosso reconhecimento.
Outro importante Humberto, ainda que ficcional, foi o Umberto Domenico Ferrari, mais conhecido por Umberto D, protoganista do filme homónimo de Vittorio de Sica: http://www.imdb.pt/title/
Para Ingmar Bergman, que de cinema consta que percebia, é só o melhor filme de todos os tempos ou, mais precisamente, o filme de que ele gostava mais: "the film I like more than any other, and which I suppose I must have seen a hundred times: De Sica's Umberto D." http://www.ingmarbergman.se/
Humberto, nome de Homem com agá grande, pois claro, exceto em Itália.
Beijinhos
P.
Tio P,
ResponderEliminarMesmo depois de apresentar tantos magníficos Humbertos não fico convencida com esse nome!
É que o Humberto que me é 'mais próximo' é o marido da minha empregada e tenho-lhe a dizer que ele não é nem um gigante brilhante nem um brilho gigantesco.
Enfim...claramente não tinha um avô que tivesse explicado aos pais o verdadeiro significado do seu nome!