Nome do dia
Leonardo
Com Leonardo regressamos aos nomes tradicionais, de robusta origem germânica: com efeito, Leonardo não é senão a forma portuguesa do alemão Leonhardt, que, por sua vez, provém do prestigiado alemão antigo Lewenhart. Ora Lewenhart é formando pelas palavras lewen, que significa leão, e hart, que signfica forte. Logo, Leonardo quer dizer “leão forte” ou “forte que nem um leão”, como preferirmos. De uma maneira ou outra, é um nome que de sobremaneira agradará ao pai do gaiato, nado e criado em Telheiras, bairro de ferozes adeptos do clube que tem como símbolo precisamente um leão, e que cairá que nem uma luva ao gaiato, porque também ele há de ser forte que nem um leão, mesmo se for do Belenenses!
Apesar desta conotação futebolística proveniente do emblema sportinguista, os Leonardos são sobretudo artistas, começando logo pelo maior artista de todos: o da Vinci. Temos de reconhecer que a obra mais conhecida deste Leonardo primordial é a Gioconda. No entanto, não podemos deixar passar em claro a relação estreita entre ele e o ramo italiano da vetusta família dos Guerreiros, bem patente no famoso desenho que ele fez de um primo afastado do gaiato, desenho esse hoje pertencente à coleção do Museu Britânico, conhecido por Guerreiro de da Vinci, ou o Guerreiro do Capacete, http://www.britishmuseum.org/
Se nas artes pictóricas e nas engenharias em geral temos o da Vinci, na música temos o Bernstein. As duas gerações antes do gaiato terão travado conhecimento com este Leonardo através de uma série de TV dos anos 60, os concertos para jovens, que eram muito populares e tiveram uma grande influência sobre muita gente na altura. Se o gaiato vier a revelar algum jeito para a música, a origem disso pelo lado materno pode ser traced back até esses programas de televisão. Quem não se lembrar ou quiser documentar-se, pode adquirir os DVD em boxset na Amazon. É verdade que já na altura o Bernstein era muito conhecido por ser o autor da partitura do West Side Story, de onde vêm canções que todos trauteamos frequentemente: Maria (que poderia ter sido dedicada à avó materna do gaiato), Tonight, América (que poderia ter sido dedicada à mãe do gaiato), e ainda aquela canção que todas as miúdas deviam saber de cor, I Feel Pretty.
Ainda no capítulo musical, mas bem mais recente temos um outro Leonardo que também se distingue superiormente, ainda que num género diferente: o Leonardo Alberto Kravitz, mais conhecido por Lenny Kravitz. Sei que a mãe do gaiato é fã, porque eu próprio lhe roubei um CD de que ela se esqueceu quando emigrou. A propósito, quem quiser ver o Lenny ao vivo, só tem de vir ao Rock in Rio Lisboa, no dia 1 de junho. Não recomendo à mãe do gaiato, por motivos óbvios.
Passando para o mundo do cinema, temos o DiCaprio. Este Leonardo ficou conhecido especialmente quando fez o Titanic com a Kate Winslet, mas é sem dúvida um dos melhores atores da atualidade. Por isso, se o gaiato tiver queda para o cinema, tem com quem se emular. Aliás, o exemplo do DiCaprio é muito interessante: começou ainda gaiato em séries para a TV, que na altura terão passado despercebidas entre nós, fazendo jus ao sábio ditado “de pequenino é que se torce o pepino”, ditado este que, segundo creio, terá ficado injustamente esquecido na lista de ditados de 10 de setembro de 2011. Em inglês fica “from small little is that we twist the cucumber”, http://www.youtube.com/watch?
Outro ator Leonardo, com visual ainda mais reconhecível do que o do DiCaprio é o Nimoy, http://en.wikipedia.org/wiki/
E, tal como o Spock dizia, que o gaiato possa viver muito tempo e prosperar!
Esta afinidade com o Mr. Spock é muito conveniente, pois a questão das máscaras de carnaval fica logo resolvida à nascença: bastará comprar umas orelhas de borracha em bico, que a avó do gaiato tratará de costurar a indumentária à Star Trek.
No mundo da ficção, além do Mr Spock, temos o Lockie Leonard, um herói para crianças, estranhamente pouco conhecido entre nós, criado pelo escritor australiano Tim Winton, http://www.time.com/time/
Os livros do Lockie Leonard deram origem a uma série de televisão, muito popular na Austrália, http://www.youtube.com/watch?
Depois de tantos Leonardos artistas, não ficaria bem terminar sem dar o justo relevo a um outro, menos conhecido do público em geral, e que é um artista dos números: Leonardo Fibonacci, famoso matemático italiano do século XIII, hoje reconhecido por todos os estudantes de informática por via da sequência de números que tem o seu nome, aquela em que cada elemento é a soma dos dois precedentes [0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …] No entanto, a sua importância não provém propriamente dessa sequência, que mais cedo ou mais tarde alguém havia de encontrar também, mas de ter sido ele o principal impulsionador da adoção na Europa do sistema de numeração árabe, que hoje usamos alegremente como se tivesse sido sempre assim. Não foi, e se hoje fazemos contas nas calmas, em grande parte, isso deve-se ao brilhante insight do Leonardo Fibonacci, no seu livro “Liber Abaci”, o “Livro da Contas”, http://en.wikipedia.org/wiki/
Será preciso mais exemplos notáveis como estes para nos convencermos de que o gaiato tem de ser Leonardo?
Beijinhos
Tenho so de clarificar que o ditado do DiCaprio nao ficou nada esquecido! Era o nome da mesa das criancas: From little you twist the cucumber!
ResponderEliminarLeonardo parece-me muito bem! Ficou tambem a faltar uma mencao honrosa a um outro Leonardo: o do maravilhoso duo Brasileiro Leandro&Leonardo. Quem nao conhece a famosa balada de amor 'Eu Juro' que serviu depois de inspiracao aos All 4 One para escreverem o hit 'I swear'? O unico senao do nome, e e um grande senao, e ja ter sido utilizado pelo Renato para baptizar o seu cao. Nao me apetece mesmo nada que o gaiato ande para ai com nome de cao...mas da que pensar!
ResponderEliminar