Nome do dia
Nicolau
Dificilmente poderíamos arranjar um nome melhor do que este. Provém do grego antigo Nikolaos, que é formado por duas palavras: “nike”, que significa “vitória”, e “laos”, que significa “povo”. Logo, Nicolau deveria significar “vitória do povo”. No entanto, peritos em grego antigo que consultei esclarecem que o Nicolau é sim aquele que conduz o povo à vitória. Não confundamos com Nicodemos, que tem o mesmo “nike” e o onde a segunda parte é “demos”, palavra grega que bem sabemos também querer dizer povo, ou não seja democracia o governo do povo (isto é, o governo exercido pelo povo). Logo, Nicodemos também será vitória do povo ou, igualmente, aquele que conduz o povo à vitória. Explicam-me os peritos que a diferença entre Nicolau e Nicodemos é uma questão de nível: no primeiro caso, povo é usado no sentido alargado de nação, é uma conceito em grande escala; no segundo, povo aproxima-se de sociedade, conjunto de cidadãos. Ou seja, Nicolau é um líder popular enquanto Nicodemos é um líder político. Entre um e outro, optamos pelo primeiro, não só pelo significado intrínseco do nome, como também por ser bafejado com aquele sonoro ditongo decrescente “au” no final, rimando perfeitamente com a palavra inglesa “now”, o que lhe garante um imediato reconhecimento internacional.
A parte “nike” de Nicolau é, como todos sabemos, o nome de uma das marcas mais famosas do mundo. Tenho a certeza que o gaiato adotará como seu o famoso logótipo:
É também um nome que dará muito jeito aos pais: quando o gaiato se armar em sonso e se recusar a cumprir uma ordem maternal ou paternal, bastará dizer-lhe com tom firme: "Nicolau, just do it"!
Em Portugal, o Nicolau mais conhecido é o Breyner. Vai em breve começar uma telenovela onde ele entra, chamada Louco Amor (que, convenhamos, é um belo nome para uma telenovela, tão bom que já houve uma novela brasileira assim chamada…) Nós, que somos fãs deste Nicolau, só esperamos que ele não morra logo no primeiro episódio, como aconteceu no Remédio Santo. É verdade que até o gaiato dar nas vistas, para o que não deve faltar muito, o Breyner praticamente tem o exclusivo do nome entre nós. Esclarecedoramente, um dos seus programas mais populares chamava-se precisamente “Eu Show Nico”, que foi para o ar em 1988. Para o caso de não conhecerem, selecionámos o episódio dos piratas, que os pais do gaiato deverão guardar para lhe mostrar quando ele não quiser comer a sopa.http://www.youtube.com/watch?
Além disso, em vez da pusilânime cantilena “atirei o pau ao gato”, que é altamente indesejável, pelo seu apelo à violência contra os animais e pelas impróprias referências à morte, os pais, logo que possível, ensinarão ao gaiato a linda canção com que termina o episódio dos piratas, a qual encerra uma bela lição de vida:
Somos piratas,
Só não trazemos as gravatas.
Não sabemos fazer nós.
Há mais piratas
E com gravatas,
Que usam luvas,
Mas piratas somos nós!
A nível mundial, o Nicolau mais famoso (e bota famoso nisso!) é o São Nicolau de Mira, mais conhecido por Santa Claus ou por Pai Natal. Não confundamos: esta Mira não é a do distrito de Coimbra, conhecida pela sua bela praia, nem tem relação com Odemira, bonita vila alentejana nas margens do rio Mira, não longe de Colos, terra natal da tia-avó Luísa. A Mira do São Nicolau era uma cidade importante na Lícia, uma região histórica da atual Turquia, perto da turística Antalya, tão requisitada por alemães e, quem sabe, por luxemburgueses também.
As razões que levaram o bom do São Nicolau a trocar as belas praias da solarenga Riviera turca pelas geladas tundras da setentrional Lapónia continuam a ser um dos segredos mais bem guardados do Vaticano, que nem Dan Brown nem José Rodrigues dos Santos se atreveram a pôr em causa. O que é certo, como o gaiato aprenderá desde muito cedo, é que é da Lapónia que o São Nicolau parte cada ano para a sua meteórica viagem natalícia, transportando em rápidos trenós puxados por renas resmas de coloridos presentes para todos os gaiatos que se portaram bem. O nosso gaiato não facilitará e, partilhando o nome com o santo, sentirá a responsabilidade acrescida de se portar duplamente bem, comportamento esse que fará os pais bendizer a hora em que aceitaram esta nossa sugestão de nome. Só esperamos que a mãe do gaiato respeite a tradição e não passe a encomendar as prendas para o gaiato na Amazon, em vez de confiar nos serviços do santo. Santo este que, na devida altura, será responsável pela primeira grande desilusão da vida do gaiato, é verdade, quando ele descobrir que as prendas natalícias afinal não vêm da Lapónia, vêm sim da dita Amazon, ainda por cima com free delivery.
As principais atrações das ruínas de Mira são os túmulos na rocha, deveram impressionantes:
Há também uma igreja de São Nicolau, em Mira (atulamente chamada Demre ou Kale). São Nicolau era bispo de Mira e a igreja terá sido construída para albergar o seu túmulo. A igreja sofreu maus-tratos ao longo dos tempos, é claro. A que hoje podemos visitar corresponde essencialmente à estrutura do século VIII. http://www.sacred-
Onde também há uma igreja de São Nicolau é em Lisboa, na Baixa, muito perto da casa da tia Di:
Aliás, a tia Di reside na freguesia de São Nicolau, que é a freguesia que ocupa a parte central da Baixa: portanto, quando o gaiato for passar uns dias a casa da tia poderá dizer, com justificado orgulho: vou para a minha freguesia. Por outro lado, com a iminente fusão de freguesias, pode acontecer que a freguesia de São Nicolau deixe de existir, sacrificada às cegas e injustas exigências da troika.
Esta feliz coincidência de nomes, entre o gaiato e a freguesia da tia, sugere que o batizado se realize precisamente na igreja de São Nicolau, na Baixa. A tia com certeza irá falar com o padre, já que os pais do gaiato estarão no Luxemburgo, e depois o lanche será no quarto andar do número 101 da rua dos fanqueiros, logo ali ao pé da igreja, o que dá muito jeito porque se pode ir a pé.
Note-se que São Nicolau é o padroeiro das crianças e dos estudantes da instrução primária. Atendendo a que já observámos que Santo Isidoro é o padroeiro dos estudantes universitários, pode ser prudente, pelo sim pelo não, dar ao gaiato o nome duplo Nicolau Isodoro, pois assim o sucesso nos estudos fica praticamente garantido.
Descontando o santo e o Breyner, o Nicolau mais notável é o Copérnico.
Nicolau Copérnico, que nasceu na atual Polónia e viveu entre 1473 e 1543, estabeleceu a teoria heliocêntrica do sistema solar, segundo a qual os planetas descrevem círculos à volta do sol, o qual, portanto, é o centro do universo; o centro da terra é apenas o centro da gravidade e do círculo desenhado pela lua. Parece que as ideias de Copérnico, sem serem propriamente rejeitadas, não se tornaram dominantes. Aliás, a teoria de Tycho Brahe, uns anos depois, sustentava que a terra estava parada, o sol girava em torno da terra e os outros planetas giravam em torno do sol. Já no início do século XVII, Galileu retomou as ideias de Copérnico, acrescentando-lhes evidência experimental e metendo-se em sarilhos com a inquisição, como sabemos. A seguir veio Newton, que, já na parte final do século XVII, explicou tudo, com a teoria da gravitação universal.
Na nossa literatura, brilha Nicolau Tolentino, fino poeta satírico do século XVIII, autor do soneto mais popular da seleta de português do segundo ciclo, nos meus tempos do liceu, o soneto do colchão desaparecido:
Chaves na mão, melena desgrenhada,
Batendo o pé na casa, a mãe ordena
Que o furtado colchão, fofo e de pena,
A filha o ponha ali ou a criada.
A filha, moça esbelta e aperaltada,
Lhe diz coa doce voz que o ar serena:
– «Sumiu-se-lhe um colchão? É forte pena;
Olhe não fique a casa arruinada...»
– «Tu respondes assim? Tu zombas disto?
Tu cuidas que, por ter pai embarcado,
Já a mãe não tem mãos?» E, dizendo isto,
Arremete-lhe à cara e ao penteado.
Eis senão quando (caso nunca visto!)
Sai-lhe o colchão de dentro do toucado!...
No setor desportivo, o Nicolau mais importante é Nicolau de apelido: José Maria Nicolau, indubitavelmente um dos maiores ciclistas portugueses de todos os tempos. Os seus despiques com Alfredo Trindade, o seu rival e amigo sportinguista ficaram famosos e estão na origem da própria rivalidade entre os dois grandes clubes de Lisboa. http://www.youtube.com/watch?
Sei que a mãe do gaiato, com a sua costela benfiquista (que, esclareça-se, seguramente não herdou do avô materno do gaiato) será sensível a este Nicolau. O mesmo não posso dizer do pai do gaiato, que, sendo rapaz de muitas qualidades, não é perfeito (sei bem que a minha comadre discordará desta minha avaliação) e não deixa de ser um lagarto ferrenho. Aliás, temo que o pai, em contrapartida de Nicolau, exija que o secundogénito se chame Alfredo. Não acho mal, pois Alfredo também é um belo nome. Não vem ao caso, mas um dos meus filmes italianos favoritos é precisamente o “Alfredo, Alfredo”, com o Dustin Hoffman ainda novito.
Ator, santo, astrónomo, poeta, ciclista ou o que ele quiser: qualquer que seja a carreira que o gaiato escolha, ele tornar-se-á certamente uma referência e um ícone, tal como os seus cinco homónimos de hoje.
Fica já aqui o convite para festejarmos o batizado do gaiato na rua dos fanqueiros nº101, 4º andar, caso ele se venha a chamar Nicolau!! .. .e com toda a descrição feita pelo avô P. deste belo nome, não vejo grande alternativa para os pais...
ResponderEliminarNicolau, just do it!! :)